segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Por que não falar de Hayao Miyazak?

Hayao Miyazaki naceu em Tóquio em 5 de Janeiro de 1941  é um dos mais famosos e respeitados criadores do cinema da animação japonesa, Miyazaki se formou com habilidades em Ciências Políticas e Economia em 1962, e logo após consegue um emprego na Toei Animation.
Seu primeiro trabalho foi o longa-metragem Watchdog Bow Wow , também participou da série de TV Wolf Boy Ken, em 1965 se ofereceu voluntariamente para trabalhar na animação Prince of the Sun onde fez amizade com Isao Takahata e Yasuo Otsuka onde com eles logo após a produção do longa iniciarão juntos Puss in Boots onde já ocupava o cargo de Key animator onde no mesmo cargo também produziu The Flying Ghost Ship.
Em 1971 Hayao deixou a Toei e se juntou a Isao e Yoichi Otabe na produtora A-Pro que deixarão juntos em 1973 para entrar na Zuiyo Pictures , onde pode viajar por dois anos para a Suiça e se inspirou  para os cenários  e montou as cenas de Heidi: Girl of the Alps em  1975 , ele também viajou para Italia , Argentina onde se preparou para a animação  Three Thousand Miles in Search of Mother.
 Em 1978 ele ganhou a direção de sua primeira serie de TV , Mirai Shounen Conan (Future Boy Conan) e em 1979 dirigiu se primeiro longa Rupan Sansei Kariosutoro no Shiro.
Em 1982 Miyazaki escreveu e desenhou o manga Kaze no Naushika ( Nausicaa of the Valley of the Wind) , onde  já começou a alguns elementos que são considerado sua marca registrada fazendo do manga um grande sucesso que levou a serie animada produzida no seu amigo Isao  pela produtora Topcraft.
 Com o sucesso da animação Hayao e Takahata abrirão o estúdio Ghibli , onde comelou a se dedicar a escrever e dirigir longas como Laputa , Castle in The Sky (Tenkû no shiro Rapyuta, 1986) , Meu Amigo Totoro (Tonari no Totoro, 1988), Kiki's Delivery Service (Majo no takkyûbin, 1989), Porco Rosso (Kurenai no buta, 1992) e On Your Mark (1995).
Em 1996 a Disney viu aproveitou a qualidade e o sucessodos filmes de Hayao , com isso a Disney e o Estudio Gibli fecharão um acordo que foi conhecido como Disney-Tokuma , que consistia na distribuição de tosos os longas animados do Estudio Ghibli , sem falar é claro de todos os filmes que Hayao viria a lançar  como Princesa Mononoke(Mononoke-hime. 1997), que se tornou a maior bilheteria Japonesa faturando US$ 150 milhoes , sem falar que levou inúmeros prêmios no Japão e festivais intencionais.Apos Mononoke Hayao anunciou pela primeira vez sua aposentadoria , mas o sucesso o chamou para dirigir A Viagem de Cihiro(Sem to Chihiro no kamikakushi. 2001), onde alem de vários prêmios internacionais ele levou o Oscar de melhor longa animado em 2003).
 Em 2005 chegou O Castelo Animado(Hauru no Ugoku Shiro), com mais prêmios , uma indicação ao Oscar em uma bilheteria arrasadora pelo mundo.Um de seus últimos trabalhos atualmente foi o lançamentos foi Ponyo, Uma Amizade que Veio do Mar em 2008.
 Pelo que vemos Hayao é a grande estrela da animação japonesa desde os anos 80 ate hoje podemos ver diversos trabalhos muitos bons e com critica positiva em diversos países.
O melhor filme em minha opinião foi O Castelo Animado, não só porque sou mulher e gosto, de romance como os traços finos em cada personagem, a paixão pela qual o telespectador se envolve com os personagens, por estes e outros motivos Hayao Miyazaki é um dos meus diretores favoritos.
Uma boa dica para quem quer saber um pouco mais sobre Hayao Miyazak é o RapaduraCast 192.

0 comentários:

Postar um comentário

Free Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesAgence Web MarocMusic Videos OnlineFree Website templateswww.seodesign.usFree Wordpress Themeswww.freethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree CSS Templates Dreamweaver